união

“Aqueles que estão lutando”: Milei e Villarruel fazem selfie para desmentir rumores de crise

Conflitos internos teriam começado depois da queda de mega decreto no Senado

milei
Milei e Villarruel postam selfie juntos para combater rumor de conflitos internos – Crédito: Reprodução/X

O presidente argentino Javier Milei  publicou, nesta terça-feira (19), uma mensagem irônica em suas redes sociais sobre o suposto conflito com a vice-presidente Victoria Villarruel. Na legenda, negou mais uma vez o distanciamento entre os dois, que teria sido acentuado pela queda do Mega DNU (Decreto de Necessidade e Urgência) no Senado.

Publicidade

Milei compartilhou uma foto após o término da reunião de Gabinete. “Aqueles que estão lutando! ”, escreveu na legenda da selfie que tirou com sua companheira de chapa. O político recebeu Villarruel em seu gabinete depois de uma reunião na Casa Rosada com seus ministros.

“Com o presidente Javier Milei após a reunião do Gabinete. Foi uma longa reunião onde cada Ministro explicou os problemas da sua área. E agora estamos fazendo a pós-reunião”, compartilhou a titular da Câmara Alta  na rede social “X” (antigo Twitter).

Boatos: Milei X Villaruel

A postagem surgiu alguns dias depois dos rumores de tensão entre os dois devido à rejeição do Decreto de Necessidade e Urgência 70/2023 no Senado. Villaruel optou por incluir o debate do mega decreto na agenda da sessão extraordinária apesar de não ter os números necessários para sua aprovação, o que gerou especulações de distanciamento.

Na tarde desta segunda-feira (18), Villarruel compareceu junto do chefe de Estado ao evento em homenagem às vítimas do ataque à Embaixada de Israel. Na manhã desta terça-feira, a vice-presidente marcou presença no encontro com as equipes ao redor Milei, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Martín Menem.

Publicidade

Rumores sobre a suposta raiva de Milei com sua vice surgiram no dia em que o Senado rejeitou o projeto. Nesse dia, a Presidência da República emitiu um comunicado nas redes sociais onde não revelou o nome da política, mas enfatizou a sua “preocupação com a decisão unilateral de alguns sectores da classe política que pretendem avançar com uma agenda própria e não consultada ”.

Agora, os chefes do Poder Executivo neutralizaram a série de tensões com fotografias. Anteriormente, o líder libertário havia publicado uma foto no Instagram, onde os dois líderes aparecem de costas e se abraçando pelos corredores da Casa Rosada.

A reunião após a rejeição do DNU

Nesta terça-feira, o presidente reuniu a sua equipa para alinhar a estratégia que permitirá ao governo obter o apoio dos deputados para que o mega decreto continue em vigor. A Lei nº26.122 diz que, para deixar prevalecer, o DNU deve ser rejeitado por ambas as câmaras. Portanto, os direitos estabelecidos desde a sua publicação seguem juridicamente válidos.

Publicidade

Os ministros Guillermo Francos (Interior), Patricia Bullrich  (Segurança), Luis Petri  (Defesa), Luis Caputo (Economia), Mario Russo (Saúde), Mariano Cuneo (Justiça) e Sandra Pettovello (Capital Humano) reuniram-se durante quase duas horas na sala Eva Perón da Casa do Governo.

Matéria originalmente publicada (em espanhol) em Perfil

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.