BOMBARDEIO RUSSO

Ataque da Rússia interrompe comemoração de dia da independência na Ucrânia e mata 15

Outras 50 pessoas ficaram feridas no ataque e uma criança morreu.

Data do feriado na Ucrânia condiz com o fechamento do sexto mês de guerra (Créditos: Alexey Furman/Getty Images)

Enquanto a Ucrânia e seus cidadãos comemoravam o dia da independência do país nesta quarta-feira (24), forças da Rússia lançaram um ataque de mísseis em uma estação de trem no país, matando pelo menos 15 pessoas. O bombardeio foi reportado pelo próprio presidente ucraniano, Volodymir Zelensky.

Publicidade

A estação atingida fica na cidade de Chaplyne, localizada ao sudeste do país e próxima de Mariupol. Zelensky chamou o ataque de ‘particularmente cruel’ e seu gabinete informou que uma criança de 11 anos foi morta pela artilharia de foguetes. Ao todo, foram 15 mortos e 50 feridos.

Nessa quarta-feira, o país comemora o aniversário de sua separação da União Soviética em 1991, mas a data também coincide com o marco de 6 meses do início do conflito com os russos.

O governo da Ucrânia baniu grandes aglomerações e eventos na capital Kiev nesse dia da independência, embora a cidade tenha sido poupada recentemente, com medo de um possível ataque da Rússia como este matar civis. “Provocações russas e ataques brutais são uma possibilidade. Por favor, sigam estritamente as regras de segurança“, disse Zelensky antes do feriado.

Publicidade

Outros bombardeios aconteceram no sul e no leste do país, áreas de confronto mais intenso com os russos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.