Chamou a atenção de estudiosos da vida marinha o fato de quase 100 baleias encalhadas em uma praia do Oeste da Austrália formarem um coração antes de morrerem. Apesar das tentativas desesperadas de resgate e dos inúmeros voluntários ajudando os animais, cerca de 50 morreram agonizando e os demais foram sacrificadas nesta quinta(3).
Ver essa foto no Instagram
Segundo O Globo, Reece Whitby, responsável pela pasta de meio ambiente do estado da Austrália Ocidental, disse que o fato deixou pesquisadores de todo o país intrigados. O comportamento das baleias encalhadas formando um coração antes de morrer nunca foi visto antes. “As imagens que vimos na costa são únicas. O feedback que recebemos foi que nunca vimos isso antes”, disse Whitby.
Ao The Guardian, o biólogo marinho da Universidade de Murdoch, Dr. Joshua Smith, disse que este comportamento acontece pelo fato das baleias serem muito unidas e, em situações de perigo, ficam ainda mais juntas. De acordo com a cientista da vida selvagem da Universidade Macquarie, Dra. Vanessa Pirotta, o motivo do encalhe das baleias ainda permanece um mistério.
Em outubro de 2022, cerca de 500 baleias desta espécie morreram após ficarem encalhadas nas Ilhas Chatham, um remoto arquipélago da Nova Zelândia. Estudiosos não sabem o exato motivo do encalhe das baleias, mas alguns pesquisadores dizem que pode ser porque elas tentam chegar mais perto da costa para se alimentar.