Na Oceania

Dezenas de baleias são resgatadas após aproximadamente 200 morrerem encalhadas

Este é o segundo caso de baleias encalhadas nesta semana na Tasmânia.

Dezenas de baleias são resgatadas após aproximadamente 200 morrerem encalhadas
Praia onde foram encontradas as baleias, na Tasmânia (Crédito: NRE Tas via Getty Images)

Equipes de resgate conseguiram salvar 32 baleias-piloto que estavam encalhadas em uma parte remota da Austrália. O caso aconteceu nesta semana e cerca de 200 baleias morreram depois de um encalhe em massa. As baleias encalhadas foram descobertas na segunda-feira (19).

Publicidade

As autoridades da vida selvagem da Tasmânia disseram que quando encontraram os animais encalhados metade do grupo ainda estava viva, mas a semana avançou e as condições dos animais pioraram.

“Das 35 baleias que permaneceram vivas esta manhã, conseguimos resgatar e libertar 32 desses animais e esse é um resultado fantástico”, afirmou Brendon Clark, do Tasmania Parks and Wildlife Service, em uma entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (23).

Os guardas florestais do parque foram forçados a sacrificar uma baleia que novamente encalhou nesta quinta-feira (22), além de três que permaneceram “fora de alcance devido às condições das marés. (…) A prioridade ainda é o resgate e libertação dos animais restantes e quaisquer outros que possam encalhar novamente”, completou Brendon Clark.

Os casos de encalhe de baleias confundem especialistas em ciência marinha. Este é o segundo caso de baleias encalhadas nesta semana na Tasmânia. Cerca de 12 machos jovens também foram encontrados mortos em outra praia da região. As causas dos fenômenos seguem sendo estudadas, mas ainda são desconhecidas.

Publicidade

Publicidade