Baleia encalha e morre em praia do arquipélago do Marajó (PA)

A Secretaria de Meio Ambiente do município de Chaves disse que uma equipe da prefeitura foi até o local e encontrou o animal ainda com vida, mas muito debilitado por conta da exposição ao sol

Baleia encalha e morre em praia do arquipélago do Marajó (PA)
De acordo com um dos primeiros moradores a encontrarem o animal, a baleia apareceu por volta das 6h

Após uma baleia da espécie fin encalhar em uma praia da ilha Caviana, no município de Chaves, no arquipélago do Marajó, (PA), ela não resistiu e morreu nesta quinta-feira (30).

Publicidade

Segundo informações do UOL, a Secretaria de Meio Ambiente do município de Chaves disse que uma equipe da prefeitura foi até o local e encontrou o animal ainda com vida, mas muito debilitado por conta da exposição ao sol. De acordo com oórgão, os moradores do local tentaram salvá-la, mas ela morreu às 18h de ontem.

Moradores do local ficaram mobilizados com a chegada do animal, que começou a se revezar jogando água para tentar salvá-lo e entraram em contato com órgãos ambientais para realizarem o resgate.

De acordo com um dos primeiros moradores a encontrarem o animal, a baleia apareceu por volta das 6h.

“Ela estava perto da ilha do Camaleão, no canal Pocotó, um canal perigoso que tem aqui em frente, e veio vindo para a beira da praia conforme a maré estava baixando”, contou o servente Everaldo Correa.

Publicidade

Correa diz que, o animal tinha cerca de 16 metros de comprimento e segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Chaves, há um local que está sendo viabilizado para colocar o animal e evitar a decomposição e o odor.

Também informou o órgão, que este é o segundo caso que encalhe de baleia na cidade em 2021. Uma espécie Bryde, com 9,5 metros de comprimento, encalhou no mesmo lugar, em fevereiro deste ano.