vaticano

Bento XVI: Papa emérito é velado na Basílica de São Pedro

Autoridades de segurança esperam que pelo menos 25.000 pessoas passassem pelo corpo no primeiro dia de exibição.

Bento XVI: papa emérito é velado na Basílica de São Pedro
Autoridades de segurança esperam que pelo menos 25.000 pessoas passassem pelo corpo no primeiro dia de exibição. (crédito: Marco Secchi/ Getty Images)

O velório do Papa emérito, Bento XVI, está sendo realizado a partir desta segunda-feira (02) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Milhares de fiéis devem prestar homenagens até a cerimônia de despedida, que será conduzida pelo Papa Francisco, na próxima quinta-feira (05).

Publicidade

Segundo reportagem do G1, as portas da basílica foram abertas nesta desta segunda para que o público pudesse prestar homenagem ao falecido pontífice, que surpreendeu o mundo em 2013, após anunciar sua saída do papado, ele foi o primeiro papa a se aposentar em 600 anos.

Com 95 anos, Bento XVI morreu na manhã deste último sábado (31) em um mosteiro do Vaticano, onde vivia desde sua aposentadoria em 2013. Autoridades de segurança esperam que pelo menos 25.000 pessoas passassem pelo corpo no primeiro dia de exibição.

“O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro, para a despedida dos fiéis”, informou a Santa Sé. Bento XVI morreu às 9h34 em horário local e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse “o mais simples possível; solene, mas sóbrio”.

O porta-voz afirmou que Bento XVI recebeu a extrema unção na quarta-feira, 28, após seu estado de saúde se agravar. No momento do falecimento, estava acompanhado do seu secretário, o monsenhor George Ganswein, e das quatro leigas do instituto Memores Domini, que o acompanhavam desde a renúncia.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.