DENÚNCIA REFUTADA

Blinken rejeita acusação de genocídio da África do Sul contra Israel

No entanto, o secretário de Estado dos Estados Unidos reconhece que o elevado número diário de vítimas civis na Faixa de Gaza durante a guerra é preocupante

blinken-rejeita-acusacao-de-genocidio
Antony Blinken – Crédito: Reprodução/Youtube

A África do Sul fez uma denúncia na Corte Internacional de Justiça contra Israel por genocídio em dezembro de 2023, o que vem gerando repercussões. No domingo (7), a Bolívia manifestou apoio. Já nesta terça-feira (9), Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, declarou que essa acusação de genocídio sobre o povo palestino na Faixa de Gaza “não tem mérito”.

Publicidade

O secretário dos EUA fez o comentário durante uma coletiva de imprensa depois de conversas com líderes israelenses em Tel Aviv. No entanto, Blinken reiterou que os Estados Unidos reconhecem que o elevado número diário de vítimas civis na Faixa de Gaza durante a guerra é preocupante. Vale ressaltar que essa estatística de mortos e feridos é alvo de uma disputa de narrativas entre Israel e o Hamas.

Publicidade

Além disso, Blinken destacou a importância da volta dos palestinos às suas casas assim que as condições o permitirem. Ainda, mencionou um acordo para que a Organização das Nações Unidas (ONU) conduza uma missão de avaliação na Faixa de Gaza.

Contudo, o secretário ressaltou a oposição dos Estados Unidos a qualquer proposta que tenha como propósito a defesa do reassentamento de palestinos fora de Gaza. Ele enfatizou que é responsabilidade da Autoridade Palestina a implantação de reformas.

Por fim, acrescentou que outros países do Oriente Médio estão dispostos a contribuir para o desenvolvimento futuro na Faixa de Gaza, desde que haja uma perspectiva clara quanto a um Estado palestino.

Publicidade

* Matéria publicada sob supervisão de Ricardo Parra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.