Faltando poucos dias para a eleição presidencial na Argentina, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) mandou um recado ao candidato Javier Milei. Segurando o livro de Milei, Bolsonaro diz que estará na posse, caso o candidato do ‘La Libertad Avanza’ seja eleito. “Nós dois sabemos o que é melhor para nossos países e não podemos continuar com a esquerda”, diz o ex-presidente brasileiro.
Veja a mensagem, que foi publicada nas redes sociais de Javier Milei nesta segunda-feira (16).
Ver essa foto no Instagram
A aproximação entre os dois candidatos de direita é antiga. Milei já foi chamado pela imprensa de “Bolsonaro Argentino” pela aproximação das pautas, principalmente de costumes. Nas eleições presidenciais no Brasil, com a derrota de Bolsonaro consumada, Milei demonstrou apoio e tuitou: “Meus parabéns e respeito por Jair Bolsonaro que fez o que tinha que fazer sem medo dos custos políticos, fez grandes reformas e saiu um país melhor do que aquele que ele recebeu.”
Quem é Javier Milei?
Natural de Buenos Aires, Milei é filho de uma dona de casa e um motorista de ônibus. Formou-se em Economia e chegou a trabalhar no banco HSBC na Argentina. Foi participando de programas de rádio e televisão que passou a ser notado pelo público,; nestes, dizia que os políticos no país são “ratos” que formam uma “casta parasita” – pensamento que deu origem ao seu lema “contra a casta política”.
O candidato à presidência da Argentina Javier Milei se autodefine como “anarcocapitalista” e “libertário” – é contra a interferência do Estado na sociedade e a favor do sistema de livre mercado.