O secretário de habitação, Michael Gove, relatou em entrevista a BBC, que casas de oligarcas russos podem ser usadas como abrigo para refugiados da Ucrânia no Reino Unido.
Gove afirmou “averiguar uma opção que nos permita usar as casas e propriedades de indivíduos alvos de sanções, para fins humanitários e outros propósitos”.
Ainda segundo a BBC, o secretário comentou que o Reino Unido quer deixar mais rígidas as medidas que impedem os oligarcas russos de vender suas propriedades. Mas, que não impedem esses russos de morarem nelas.
“Se sua riqueza e sua influência estão sendo empregadas para apoiar ou dar conforto a Putin, haja vista o que está fazendo, temo que você tenha que arcar com as consequências”, finalizou o secretário de habitação.
Conflito Rússia x Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
“Apesar da ameaça de prisão, sequestro e coisas piores, milhares de ucranianos ainda saem para protestar contra a ocupação das forças russas. Este último vídeo é em Berdyansk na costa de Azov.”
Despite threat of arrest, kidnapping and worse, Ukrainians in their thousands still come out to protest against occupying Russian forces. This latest video from Berdyansk on the Azov coast. pic.twitter.com/AFUf2bz0Wa
— Oliver Carroll (@olliecarroll) March 13, 2022