As autoridades colombianas anunciaram um aumento significativo nas medidas de segurança em torno da sede dos principais tribunais em Bogotá, capital da Colômbia, devido a um possível risco de ataque. O anúncio foi feito pelo gabinete do presidente em um comunicado emitido na sexta-feira (16).
O comunicado informa que diversas ações serão empreendidas para garantir a segurança dos tribunais. Entre essas medidas, estão a instalação de sistemas avançados de vigilância, fornecimento de equipamentos antiexplosivos, uso de drones para monitoramento contínuo e intervenção de unidades de segurança especializadas. Veja nota completa:
🔴 El Gobierno Nacional refuerza la seguridad y protección de las Altas Cortes en respuesta inmediata a la reciente alerta de seguridad emitida por la @PoliciaColombia, que señala posibles riesgos para la Corte Suprema de Justicia. pic.twitter.com/vQ97QZXgue
— Presidencia Colombia 🇨🇴 (@infopresidencia) August 16, 2024
Nesta semana, a polícia colombiana revelou que foram encontrados explosivos e munições juntamente com uma maquete do Palácio da Justiça, localizado na região sul de Bogotá. Este edifício abriga a Suprema Corte, o Tribunal Constitucional e o Conselho de Estado, entre outros órgãos judiciais.
Em 1985, o Palácio da Justiça já foi invadido pelo grupo guerrilheiro M19, que fez reféns. O confronto subsequente com os militares resultou na morte de mais de 100 pessoas. Infelizmente, até hoje, pelo menos sete pessoas continuam desaparecidas.
Quais medidas de segurança serão implementadas nos tribunais?
O comunicado oficial descreveu as seguintes medidas adicionais que serão implementadas no Palácio da Justiça e em outros tribunais do país:
- Instalação de Sistemas de Vigilância: Novas câmeras e sistemas avançados de monitoramento serão instalados para garantir a segurança 24 horas por dia.
- Equipamentos Antiexplosivos: Equipamentos especializados serão fornecidos para detectar e desarmar possíveis dispositivos explosivos.
- Uso de Drones: Drones serão utilizados para o monitoramento aéreo contínuo das áreas críticas.
- Unidades de Segurança Especializadas: Equipes especializadas serão alocadas para intervir em situações de risco imediato.