Nesta terça-feira (22), a agência de socorro Mercy Corps informou que em três ou quatro dias, algumas cidades da Ucrânia podem ficar sem comida. A instituição alerta que o sistema de ajuda humanitária no país está fraco.
De acordo com à CNN, o conselheiro de resposta humanitária da Mercy Corps na Ucrânia, Steve Gordon afirmou que a maior preocupação do momento é vulnerabilidade de suprimentos. “Uma das nossas maiores preocupações no momento é a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos. Sabemos que a maioria dos municípios em áreas onde os combates mais intensos não têm mais do que três a quatro dias de itens essenciais, como alimentos”.
Ainda segundo o conselheiro, pelo menos 70% de Kharkiv e Sumy dependem de ajuda. Para ele o o sistema humanitário está totalmente quebrado e não existe tantos esforços internacionais ajudando toda á Ucrânia. Gordon também afirmou que pequenas organizações da sociedade civil ucraniana, ajudam onde as questão humanitárias estão enfraquecidas.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
"A continuação da guerra na Ucrânia é moralmente inaceitável, politicamente indefensível e militarmente absurda."
— Nações Unidas (@NacoesUnidas) March 22, 2022
— @antonioguterres afirmou que "é hora de parar o confronto e dar uma oportunidade à paz". https://t.co/tvhqD5FYsc pic.twitter.com/2JP9C2iyMP
*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.