QUESTÃO SUL-AMERICANA

Conselho de Segurança da ONU faz reunião hoje para debater questão de Essequibo

O encontro será a portas fechadas, sem transmissão, com a participação dos cinco países com assento permanente mais os dez países que são membros rotativos

conselho-onu
Conselho de Segurança da ONU – (Crédito: Andrew Burton/Getty Images)

O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma reunião nesta sexta-feira (8) às 17h (horário de Brasília) para discutir a iniciativa da Venezuela em se apropriar do território de Essequibo que, hoje, pertence à vizinha Guiana. A reunião será um debate fechado, sem transmissão ou acesso a quem não é do CS.

Publicidade

No último domingo (3), a Venezuela realizou referendo para criar mais um estado em Essequibo. Quase 10,6 milhões de venezuelanos participaram (metade do eleitorado); entre esses, 95% escolheram incorporar a região ao mapa do país.

O presidente Nicolás Maduro enviou um projeto de lei à Assembleia do país para executar o plano. Em resposta, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou iria acionar o Conselho de Segurança da ONU contra a medida.

Na quinta-feira (7), os Estados Unidos anunciaram exercícios militares aéreos em conjunto com a República Cooperativa da Guiana (nome oficial). A Venezuela criticou a operação. Vladimir Padrino López, ministro da Defesa disse que “essa infeliz provocação dos EUA em favor da ExxonMobil na Guiana é mais um passo na direção errada. Alertamos que não seremos desviados de nossas ações futuras para a recuperação do Essequibo”.

López fez uma referência à ExxonMobil porque a empresa petrolífera extrai petróleo de um campo na Guiana, na região de Essequibo.

Publicidade

O território reivindicado pela Venezuela representa cerca de 70% da área total da Guiana, com quase 160 mil km² e cerca de 125 mil habitantes.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.