MUNDO VERDE

Cúpula da Amazônia começa nesta terça em Belém (PA)

Presidentes da República do Congo, da República Democrática do Congo e da Indonésia também foram convidados; os três países possuem grandes extensões de florestas tropicais

Cúpula da Amazônia começa nesta terça em Belém (PA)
A Cúpula da Amazônia reunirá países da América do Sul, África e Ásia, além de representantes de órgãos internacionais (Crédito: Canva Fotos)

A Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira (8) em Belém, no Pará. O evento reunirá os oito representantes dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA): Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.

Publicidade

Até o momento, estão confirmadas as presenças dos seguintes presidentes: Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil); Gustavo Petro (Colômbia); Irfaan Ali (Guiana); Dina Boluarte (Peru); Luis Arce (Bolívia). Suriname e Equador, por sua vez, serão representados por ministros de Estado. Nicolás Maduro (Venezuela) cancelou a participação em cima da hora em razão de uma infecção nos ouvidos.

A reunião deverá gerar a Carta de Belém. Esse será um documento que estabelece uma nova agenda comum para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, conciliando:

– a proteção do bioma e da bacia hidrográfica;

– inclusão social;

Publicidade

– fomento de ciência;

– tecnologia e inovação;

– e o estímulo à economia local e valorização dos povos indígenas, comunidades locais e tradicionais e de seus conhecimentos ancestrais.

Publicidade

Na quarta-feira (9), representantes de outros países em desenvolvimento que também possuem florestas tropicais em seus territórios se juntarão ao encontro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os presidentes da Indonésia, Joko Widodo; da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi; e a República do Congo, Denis Sassou Nguesso.

Todos estes países possuem três das maiores florestas tropicais do mundo: Amazônica, do Congo e a Borneo-Mekong, localizada na Indonésia, no continente asiático.

Segundo o presidente Lula, “além dos oito países amazônicos, a presença da Indonésia e dos dois Congos [República do Congo e República Democrática do Congo], países com florestas tropicais, é fundamental para uma aliança pelo desenvolvimento sustentável”.

Publicidade

Alemanha e Noruega também foram chamadas para a cúpula na condição de principais doadoras do Fundo Amazônia, também foram chamadas. O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, que exerce a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e o presidente da COP28, Sultan Ahmed al-Jaber, que será realizada em dezembro nos Emirados Árabes também estarão presentes.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.