Líderes da América

Cúpula das Américas começa nesta segunda (6) nos EUA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve viajar à Califórnia para participar da cúpula e reunir-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, entre os dias 6 e 10 de junho.

cupula-das-americas-comeca-nesta-segunda-6-nos-eua
Logo Cúpula das Américas (Créditos: Divulgação)

A Cúpula das Américas inicia nesta segunda-feira (6) e reunirá líderes de todo o continente. A reunião, que tem previsão para durar até o dia 10, é sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos, que teve a atribuição de escolher os convidados para o evento.

Publicidade

A ausência de convites para Cuba, Nicarágua e Venezuela, confirmada na noite deste domingo (5), provocou instabilidade diplomática no continente, e a presença de líderes de alguns países ainda é incerta, de acordo com a CNN.

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, disse que só participaria da reunião se todos os países do hemisfério ocidental fossem convidados para a Cúpula. De acordo com fontes do governo norte-americano, as preocupações com os direitos humanos e a falta de democracia nos três países pesaram na decisão de não convidar seus líderes.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve viajar à Califórnia para participar da cúpula e reunir-se com o presidente norte-americano, Joe Biden, entre os dias 6 e 10 de junho. O tema especial do evento é “Construindo um futuro sustentável, resiliente e igualitário”. Desse modo, nos eventos oficiais, algumas pautas devem ser priorizadas nas discussões entre os líderes e ministros.

No entanto, esse tipo de evento também possibilita encontros informais entre as principais lideranças das Américas, o que pode prover frutos para a diplomacia. Os cinco pilares estabelecidos pelos Estados Unidos para discussão são: Saúde e Resiliência nas Américas, Futuro Verde, Aceleração da Transição para Energia Limpa, Transformação Digital e Governança Democrática.

Publicidade