solidariedade

Dia do Abraço: entenda origem da data

Celebrada em maio, ele teve início com a campanha de abraço grátis criada por um australiano em 2004, que mais tarde até virou tema de videoclipe

abraço
Saiba como surgiu o Dia do Abraço – Crédito: Reprodução

Comemorado no dia 22 de maio no Brasil, o Dia do Abraço é uma data que pode remeter a algo bom, mas sua origem possui uma história um tanto triste. A celebração tem raízes em um gesto de solidariedade iniciado por um homem que, em um momento difícil de sua vida, decidiu distribuir abraços grátis.

Publicidade

Em maio de 2004, o australiano Juan Mann, que vivia em Londres, no Reino Unido, resolveu mudar sua rotina. Segundo o The Guardian, ele estava enfrentando um período complicado, com o fim de seu noivado e em seguida, o divórcio de seus pais. Assim, Mann decidiu retornar à sua cidade natal, Sydney, na Austrália, e lançar a campanha “Free Hugs” (abraços grátis), como forma de combater o individualismo no mundo, que estava sendo intensificado pelo avanço da internet.

Equipado apenas com um cartaz onde escreveu “Free Hugs”, e sua boa vontade, Mann foi a um dos pontos mais movimentados de Sydney. Inicialmente, sua oferta foi recebida com olhares desconfiados, mas aos poucos as pessoas começaram a aceitar seus abraços. Ele precisou de 15 minutos de espera para que uma senhora viesse até ele de braços erguidos. Ela tinha perdido seu cão e quebrou o gelo de outros frequentadores do local, que passaram a aceitar os abraços de Mann. Até hoje a boa ação é relembrada e reproduzida ao redor do mundo.

Repercussão do Dia do Abraço pelo mundo

A iniciativa se tornou mundial quando uma pessoa editou um vídeo para o australiano, que viralizou no YouTube, tornando Mann um astro global. No entanto, a campanha enfrentou resistência das autoridades locais, que baniram a ação de distribuir abraços grátis nas ruas, alegando que poderia causar tumulto nas áreas onde ele estivesse. Apesar disso, Mann continuou a inspirar pessoas ao redor do mundo e até chegou a participar de um programa com Oprah, para divulgar o projeto.

Com o aumento da popularidade do movimento, a banda Sick Puppies o convidou para fazer parte de um videoclipe que promovia a campanha criada pelo australiano. No entanto, depois da publicação do material, o australiano sumiu. Em entrevista concedida em 2010 para o The Guardian, ele alegou que não recebeu nenhum cachê pelo vídeo. “Eu acreditei que Shimon [vocalista da banda], como meu amigo, garantiria que ambos fôssemos compensados pelo vídeo e pelos produtos de ‘Abraços Grátis’ que a banda vende”, afirmou na época. “A gente teve uma briga por causa de grana. Ele contratou advogados e mudou quando ficou famoso“, completou Mann. “É uma pena, mas pelo menos a causa virou maior que apenas uma pessoa”, concluiu.

Publicidade

O primeiro dia da campanha de Mann foi 30 de junho de 2004. A partir de então, em 2009, a data se tornou oficializada como Dia do Abraço, mas comemorada em dias diferentes do mês pelo mundo.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.