REPÚDIO

Eleições na Venezuela: manifestantes protestam contra Maduro

A oposição e autoridades da comunidade internacional fazem um apelo para que as contagens completas dos votos sejam divulgadas

protestos-venezuela
Protestos acontecem nas ruas de Caracas, na Venezuela – Crédito: getty Images

Diversos protestos ocorrem nas ruas de Caracas, na Venezuela, em repúdio à reeleição do presidente Nicolás Maduro. A oposição e autoridades da comunidade internacional fazem um apelo para que as contagens completas dos votos sejam divulgadas.

Publicidade

Crise Brasil / Venezuela

O Itamaraty emitiu um comunicado pedindo que brasileiros residentes, em trânsito ou com viagem marcada para o país e mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e que evitem aglomerações.

“A Embaixada do Brasil, em Caracas, permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp)”, informou o Itamaraty.

Publicidade

Reação da OEA

A Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou nesta terça-feira (30) não reconhecer o resultado das eleições presidenciais anunciado pela Justiça eleitoral venezuelana.

Em relatório feito por observadores, a OEA diz  que existem indícios de que o governo Maduro distorceu o resultado das eleições,q ue aconteceram no último domingo (28).

O relatório da OEA também afirmou que o regime venezuelano aplicou “seu esquema repressivo” para “distorcer completamente o resultado eleitoral”.

Publicidade

“Ao longo de todo este processo eleitoral assistimos à aplicação por parte do regime venezuelano do seu esquema repressivo complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, colocando esse resultado à disposição das mais aberrantes manipulações”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.