MAIS SOLDADOS

Putin ordena expansão do exército; efetivo de combate será o 2º maior do mundo

O número total totalizará 1,5 milhão de militares ativos. Essa expansão tornaria o exército da Rússia o segundo maior do mundo, menor apenas que o efetivo da China e sobrepujando os EUA

Putin ordena expansão do exército; efetivo de combate será o 2º maior do mundo
Vladimir Putin, presidente da Rússia, ordenou o aumento do efeitvo militar do exército – Crédito: depositphotos.com / YAY_Images

Vladimir Putin, presidente da Rússia, ordenou nesta segunda-feira (16) que o tamanho regular do exército de seu país seja incrementando em 180 mil soldados. O número total, então, totalizará 1,5 milhão de militares ativos. Essa expansão tornaria o exército russo o segundo maior do mundo, menor apenas que o efetivo da China.

Publicidade

Putin quer aumentar efetivo do exército

Em um decreto publicado no site do Kremlin, o presidente da Rússia ordenou que o tamanho total das forças armadas fosse aumentado para 2,38 milhões de pessoas, das quais 1,5 milhão seriam militares ativos.

A determinação para expansão do contingente das Forças Armadas, terceira desde o início da guerra, ocorre em meio a tensões com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), bloco militar ocidental aliado da Ucrânia.

Estatísticas militares

De acordo com dados do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), um dos principais think tanks militares, esse aumento faria a Rússia sobrepujar os Estados Unidos e a Índia em termos de número total de soldados de combate ativos disponíveis. o gigante euroasiático ficaria atrás apenas da China em tamanho. O IISS afirmou que Pequim tem pouco mais de 2 milhões de militares em serviço ativo.

A medida ocorre também no mesmo momento em que as forças russas avançam no leste da Ucrânia em partes de uma extensa linha de frente de aproximadamente 1.000 quilômetros e tentam expulsar as forças ucranianas da região de Kursk, na Rússia.

Publicidade

Mais um aumento do efetivo

Desde 2022, Putin já havia ordenado dois aumentos oficiais no número de tropas de combate: em 137 mil e 170 mil soldados, respectivamente.

Além disso, a Rússia mobilizou mais de 300 mil soldados em setembro e outubro de 2022, em uma mobilização que levou dezenas de milhares de homens em idade de recrutamento a fugir do país.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.