VENEZUELA

Entenda por que foto de Maduro aparece 13 vezes em cédula eleitoral

Embora a votação no país seja eletrônica, documento reflete as opções de candidatos apresentadas aos eleitores

Foto de Maduro aparece 13 vezes em cédula eleitoral da Venezuela
Foto de Maduro aparece 13 vezes em cédula eleitoral da Venezuela – Créditos: Reprodução

Na tela da urna eletrônica das eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho, a foto de Nicolás Maduro aparecerá 13 vezes, conforme revelado pelo próprio presidente venezuelano em seu programa de TV na última segunda-feira (22).

Publicidade

O prazo para as modificações nas candidaturas encerrou nesta terça-feira (23), e a versão final da cédula ainda não foi divulgada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Embora a votação na Venezuela seja eletrônica, a cédula reflete as opções de candidatos apresentadas aos eleitores.

Por que a foto de Maduro aparece tantas vezes?

O líder venezuelano explicou que cada candidato representará uma foto na cédula. Dos 37 partidos e organizações políticas autorizados pelo CNE a concorrer, 13 apoiam a candidatura de Maduro. Em seguida, está o opositor Antonio Ecarri, com 5 espaços.

Espera-se que a foto de Edmundo González Urrutia, substituto de María Corina Machado, apareça pelo menos três vezes, pois ele foi inscrito pela sigla Mesa da Unidade Democrática (MUD) e recebeu apoio dos partidos Um Novo Tempo (UNT) e Movimento pela Venezuela.

Urrutia declarou em vídeo publicado no Youtube nesta quarta-feira (24) que chegou a hora de “marchar pela recuperação” da democracia venezuelana, deixar de lado as diferenças e “trabalhar para alcançar o triunfo eleitoral” no pleito deste ano. “Estamos enfrentando o desafio de apostar na recuperação da Venezuela. Ninguém pode ficar indiferente à situação de milhões de nossos compatriotas, uma pobreza que se expande enquanto a inflação persiste e a moeda perde valor real”.

Publicidade

Já Maduro ironizou as críticas sobre a cédula, destacando que não há uma “ditadura” ou sistema de partido único. Ele afirmou que há “13 fotos legais, como já ocorreu em outras eleições” e usou como exemplo a corrida presidencial de 2012, onde a foto de Hugo Chávez aparecia 12 vezes e a de seu oponente, Henrique Capriles, 22 vezes.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.