O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, disse nesta quinta-feira (13) que a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode resultar em uma terceira guerra mundial. A declaração foi feita à agência de notícias estatal TASS.
Além disso, o vice-secretário afirmou que o Ocidente, ao auxiliar a Ucrânia, se torna “uma parte direta do conflito”. “Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para uma terceira guerra mundial”, disse a TASS, citando Venediktov.
“Aparentemente, é com isso que eles estão contando — para criar ruído informativo e chamar a atenção para si mesmos mais uma vez”, continuou. No final de setembro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky anunciou a oferta de adesão rápida à aliança militar da Otan.
Nesta quarta-feira (13), países da Otan anunciaram que enviarão sistemas de proteção antimíssil à Ucrânia, após o lançamento russo de três drones “kamikazes” nos arredores de Kiev. Na terça-feira (11), durante uma cúpula de emergência convocada após os bombardeios russos a Kiev, os líderes do G7, grupo dos países mais ricos do mundo, declararam apoio irrestrito e por tempo indeterminado à Ucrânia.
Um representante do Conselho de Segurança Interno da Rússia afirmou nesta quinta-feira (13) que a integração da Ucrânia à Otan poderia levar à terceira guerra mundial. O analista sênior de internacional da CNN, Américo Martins, fala sobre essa possibilidade #CNNNovoDia pic.twitter.com/ewbNdstxQq
— CNN Brasil (@CNNBrasil) October 13, 2022