Al Jazeera

Envenenamento de estudantes no Irã: líder supremo do país ordena punição

“Se há pessoas que têm algo a ver com isso – e há aqueles que, sem dúvida, têm de alguma forma – então as organizações responsáveis, incluindo inteligência e aplicação da lei, precisam encontrar a origem desse crime”, disse Ali Khamenei.

Envenenamento de estudantes no Irã líder supremo do país ordena punição
Aiatolá Ali Khamenei (Crédito: Majid/Getty Images)

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, ordenou a punição contra quem estiver realizando o envenenamento de estudantes no país. A fala foi feita durante a cerimônia anual de plantio de árvores nesta segunda-feira (06). Ele chamou de “crime grave e imperdoável” e que os culpados deveriam levar a “punição mais severa”.

Publicidade

“Se há pessoas que têm algo a ver com isso – e há aqueles que, sem dúvida, têm de alguma forma – então as organizações responsáveis, incluindo inteligência e aplicação da lei, precisam encontrar a origem desse crime”, disse Ali Khamenei. O líder não comentou sobre quem ou quais grupos estão envolvidos nos envenenamentos, segundo o Al Jazeera.

“Com base na definição que a lei tem, os perpetradores são indubitavelmente culpados de ‘corrupção na terra'”, disse Gholamhossein Mohseni Ejei, chefe do Judiciário do Irã. Ele se referiu a uma acusação formal que o judiciário iraniano usa e que acarreta em sentença de morte.

O primeiro caso de estudantes com sintomas de envenenamento ocorreu na cidade de Qom, no Irã, no final de novembro de 2022. Dezenas de meninas foram levadas ao hospital. Muitos casos semelhantes continuaram ocorrendo em escolas primárias e secundárias antes de se espalharem para a capital Teerã e pelo menos duas outras cidades no início desse mês, segundo o Al Jazeera.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.