O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira (13) no Cosmódromo de Vostochny. Putin afirmou aos repórteres que ambos “têm muito” a discutir.
“Estou muito feliz em vê-lo e recebê-lo novamente na Rússia. Desta vez, como combinamos, no Cosmódromo de Vostochny”, disse Putin sentado ao lado de Kim. O cosmódromo – centro espacial – está localizado no Extremo Oriente do país, no oblast (estado) de Amur.
O mandatário russo também discorreu sobre a integração entre dos dois países. “É claro que precisamos falar sobre questões de cooperação econômica, questões humanitárias e a situação na região. Temos muitas questões [para discutir].”
Kim agradeceu a Putin pelo convite para visitar o país e disse que as duas nações têm “muitas questões” nas quais podem cooperar. “Como você disse, a agenda entre os nossos países, incluindo as questões políticas, econômicas e culturais; e há muitas questões que os nossos dois países precisam para cooperar e para recebermos ajuda na nossa guerra de independência como os povos de nossos países antecipam”, declarou o norte-coreano.
Ele também elogiou a Rússia por ter “se levantado contra as forças hegemônicas” para defender a sua soberania e segurança, uma referência velada aos EUA e ao Ocidente. Kim expressou “apoio total e incondicional a tudo o que a Rússia faz em resposta”.
O líder norte-coreano ainda aproveitou o encontro para declarar apoio ao país eurasiano: “E que na linha da frente do anti-imperialismo e da independência, estarei sempre ao lado da Rússia. Aproveito esta oportunidade para deixar isso claro”.
Putin welcomes Kim Jong Un
North Korean leader Kim Jong Un and Russian President Vladimir Putin met at the Vostochny space base. pic.twitter.com/Sxl74CXRhi
— Sprinter (@Sprinter99800) September 13, 2023