Transportado por um trem blindado, o ditador norte-coreano Kim Jong-un chegou à Rússia na manhã desta terça-feira (12) para um encontro com o presidente, Vladimir Putin.
A reunião, cuja data e local não foram divulgados ao público, deve acontecer “nos próximos dias“. Espera-se que, na ocasião, o líder russo tente obter armamentos para usar na guerra na Ucrânia. A Coreia do Norte possui um arsenal de armas desenvolvido de acordo com os padrões soviéticos, que poderia ser utilizado no conflito.
O líder norte-coreano, por sua vez, poderia obter auxílio para seus setores de energia e alimentação, além de tecnologia para desenvolvimento de armamentos mais avançados, como mísseis balísticos intercontinentais.
Segundo informações do portal g1, especialistas acreditam que a Coreia do Norte teria dificuldade em adquirir tais avanços tecnológicos sem ajuda externa, embora não esteja claro se a Rússia partilharia suas tecnologias.
O vice-conselheiro-chefe de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Jon Finer, disse à imprensa que essa “pode ser a melhor e a única opção” para Moscou manter o esforço na guerra. “Temos sérias preocupações sobre a possibilidade de a Coreia do Norte vender armas aos militares russos“, disse ele.