A Coreia do Norte lançou dois mísseis de um submarino nas águas do Mar do Japão, poucas horas antes dos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos. A informação é da agência de notícias estatal KCNA.
Os “estratégicos mísseis de cruzeiro” foram lançados de um submarino “8.24 Yongung“, disse a KCNA – a mesma embarcação usada para testar o primeiro míssil balístico lançado por submarino da Coreia do Norte em 2016.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS, em inglês) disse que a Coreia do Norte disparou pelo menos um míssil não identificado de um submarino perto da cidade portuária de Sinpo, na província de Hamgyong do Sul.
A KCNA afirmou que o exercício foi bem-sucedido, já que os mísseis voaram por mais de uma hora, viajando a cerca de 1.500 quilômetros por hora e fazendo movimentos em forma de oito antes de atingir “precisamente” seus alvos designados e não especificados nas águas da costa leste da península coreana.
A Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia “expressou satisfação” após o exercício, informou a KCNA. A agência ainda indica que o lançamento “mostra a inabalável” determinação da Coreia do Norte em enfrentar uma situação em que as forças “do imperialismo americano e sua fantoche Coreia do Sul mostram cada vez mais claramente que são manobras” contra a República Popular Democrática da Coreia.
E completou dizendo que o lançamento permitiu “verificar a atual postura operacional dos meios de dissuasão nuclear em diferentes espaços“.
As autoridades de inteligência dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estão analisando o incidente, disse o JCS sul-coreano.