fez discurso na tv

Putin rompe o silêncio após morte de mercenário: “Prigozhin era talentoso, mas cometeu erros”

Quase 24 horas após a queda da aeronave, o presidente russo quebrou o silêncio: Mandou ‘condolências’ à família e disse que vai averiguar causas do acidente com o avião cujo nome de antigo aliado estava na lista de passageiros

putin-prigozhin
(Crédito: Reprodução/Agência Sputnik)

Quase 24 horas após a queda de um avião que tinha, na lista de passageiros, o nome do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou publicamente.

Publicidade

Putin fez um discurso transmitido pelas TVs do país afirmando que iria investigar as causas da queda da aeronave e enviou condolências à família de seu antigo aliado. “(Prigozhin) era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses”, disse Putin, sem mencionar o rompimento entre os dois.

Publicidade

O que se sabe sobre a queda do avião?

O nome de Yevgeny Prigozhin estava na lista de passageiros a bordo do avião que caiu na região de Tver, na Rússia, a cerca de 180 km de Moscou, segundo a Agência Federal de Transporte Aéreo  do país. O jato executivo Embraer Legacy partiu de Sheremetyevo, cidade próxima à capital Moscou, com destino a São Petersburgo. Dez pessoas estavam a bordo e,  segundo o Ministério de Emergências da Rússia, não há sobreviventes.

Desavenças com Putin

Em junho deste ano, o Grupo Wagner, liderado por Prigozhin, deu início a um motim contra o governo do presidente Vladimir Putin. Os mercenários invadiram instalações militares, no que foi considerada a maior crise militar interna desde o início da década de 1990. Enquanto chegavam relatos da morte de Prigozhin, na quarta-feira (23), Putin, estava na região de Kursk, liderando uma cerimônia em homenagem ao 80º aniversário da Batalha de Kursk e às forças russas que atualmente lutam na Ucrânia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.