Guerra na Ucrânia

Líder do grupo de mercenários Wagner se volta contra exército de Putin

Yevgeny Prigozhin, que apoia Rússia no conflito com a Ucrânia, acusou ministério da Defesa russo de atacar os próprios aliados

grupo-wagner-Yevgeny-Prigozhin
Yevgeny-Prigozhin (Crédito: Reuters)

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, se voltou contra o exército do presidente Vladimir Putin. Ele sugeriu, neste sábado (24), que enviou um comboio armado, com ao menos 25 mil combatentes, em direção a Moscou em uma tentativa de derrubar a liderança militar.

Publicidade

Autoridades locais russas confirmaram a informação do líder do grupo Wagner e disseram que um comboio militar estava na principal rodovia que liga a parte sul da Rússia europeia, na fronteira com a Ucrânia.

Mais cedo, autoridades russas acusaram Prigozhin de encenar um motim depois que ele alegou, sem fornecer provas, que o próprio Ministério de Defesa da Rússia atacou acampamentos da organização. Segundo ele, uma enorme quantidade de combatentes do grupo Wagner teria morrido e Yevgeny Prigozhin prometeu retaliação.

Publicidade

“Aqueles que destruíram nossos rapazes serão punidos. Peço que ninguém ofereça resistência. Somos 25 mil e vamos descobrir por que o caos está acontecendo no país”, disse o chefe do grupo Wagner. “Este não é um golpe militar. É uma marcha por justiça. Nossas ações não interferem de forma alguma nas tropas.”

Logo, o Ministério da Defesa emitiu  um comunicado no qual afirma que as acusações de Prigozhin “não correspondem à realidade e são uma provocação informativa”.

Quem é Yevgeny Prigozhin?

O líder do Grupo Wagner conhece o presidente russo desde os anos 1990. Ele se tornou um oligarca rico ao ganhar contratos lucrativos de refeições com o Kremlin, o que lhe valeu o apelido de “chef de Putin” no grupo.

Publicidade

Neste sábado, (24) Putin, classificou a rebelião de membros do Grupo Wagner como “facada nas costas” e prometeu punir quem trair as Forças Armadas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.