liberação de reféns

EUA apresentam resolução no Conselho da ONU para ‘cessar-fogo imediato’ em Gaza

Aliado de Israel, governo norte-americano vem mudado o tom em relação ao conflito; até então, país havia vetado propostas anteriores similares

EUA apresentam resolução no Conselho da ONU para 'cessar-fogo imediato' em Gaza
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken – Crédito: Chuck Kennedy/US Department of State

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse, nesta quinta-feira (21), que o país apresentou uma proposta de resolução no Conselho de Segurança da ONU pedindo um “cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza.

Publicidade

Em uma entrevista na Arábia Saudita, Blinken afirmou que a possibilidade de trégua está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo terrorista Hamas.

Esperamos sinceramente que os países apoiem isso. Penso que isso enviaria uma mensagem forte, um sinal forte. Mas, claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender“, ressaltou durante a entrevista.

O secretário também disse que os Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar para que haja um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com a libertação de reféns.

EUA têm “mudado o tom” em relação ao conflito

O governo norte-americano vem mudado o tom em relação ao conflito em Gaza. Até então, os EUA haviam vetado resoluções anteriores apresentadas por outros países sobre o conflito, uma vez que são aliados de Israel.

O presidente Joe Biden tem demonstrado preocupação com o grande número de civis mortos no território palestino.

Publicidade

No início do mês, Biden afirmou em uma entrevista que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “prejudicando mais do que ajudando” Israel com a postura na Faixa de Gaza.

Ele tem o direito de defender Israel, o direito de continuar perseguindo o Hamas, mas ele precisa prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas como consequência das ações tomadas“, disse.

Netanyahu, por sua vez, afirmou que deixou claro ao presidente dos EUA que está determinado a concluir a eliminação de batalhões do Hamas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.