TENSÃO NA ÁSIA

EUA e Coreia do Sul realizam exercícios aéreos após lançamento de míssil norte-coreano

Manobra militar conjunta contou com os caças sul-coreanos F-35A e F-15K e também com os americanos F-16.

EUA e Coreia do Sul realizam exercícios aéreos após lançamento de míssil norte-coreano
Os caças F-16 participaram dos exercícios militares realizados pelos Estados Unidos e Coreia do Sul (Crédito: Robert Laberge/Getty Images)

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram exercícios aéreos em conjunto que envolveram caças e bombardeiros americanos neste domingo (19). A manobra ocorre um dia depois de a Coreia do Norte ter disparado um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-15 em um “súbito exercício de lançamento”.

Publicidade

No exercício, os caças F-35A e F-15K da Coreia do Sul e os caças F-16 dos EUA fizeram a escolta dos bombardeiros americanos B-1B.

O governo sul-coreano informou que a manobra militar aérea demonstrou o poderio esmagador de defesa bem como a postura de rápida resposta dos aliados.

O exercício aéreo conjunto dos EUA e da Coreia do Sul ocorre um dia depois que o governo norte-coreano ter lançado um míssil balístico de longo alcance ao largo da costa oeste do Japão.

COREIA DO NORTE DISPARA MÍSSIL

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de longo alcance no mar na costa oeste do Japão neste sábado (18), depois que Pyongyang alertou sobre uma forte resposta aos próximos exercícios militares EUA/Coreia do Sul. A mídia estatal norte-coreana afirmou que o país realizou um “súbito” lançamento como uma prova real de seus esforços para um “contra-ataque nuclear fatal contra as forças hostis”.

Publicidade

As autoridades japonesas disseram que ele caiu nas águas dentro da zona econômica exclusiva do Japão mais de uma hora depois de ter sido lançado, sugerindo que a arma era um dos maiores mísseis do Norte. Tóquio disse que não houve relatos imediatos de danos a navios ou aviões.

O primeiro disparo de míssil da Coreia do Norte desde 1º de janeiro ocorre depois que Pyongyang ameaçou na sexta-feira uma resposta “forte e persistente sem precedentes”, enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos se preparavam para exercícios militares anuais como parte dos esforços para afastar as crescentes ameaças nucleares e de mísseis do regime norte-coreano.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.