Frio extremo e nevascas. É esta a realidade que a população dos Estados Unidos enfrenta nos últimos dias. As tempestades de neve já causaram a morte de 55 pessoas desde a semana passada. Com temperaturas na casa dos -40°C, sair de casa virou um desafio. O Serviço Nacional de Meteorologia já alertou à população que as temperaturas podem chegar a -45ºC em estados como Montana, Dakota do Norte e Dakota do Sul.
Porém, um recorde já foi estabelecido no aeroporto de Dillon, em Montana, onde a mínima atingiu -41 ºC, superando a marca anterior de -40 ºC registrada em 1933.
Mortes devido ao frio extremo
Pelo menos 10 pessoas morreram somente em Portland, Oregon, uma das regiões mais afetadas pelo mau tempo. Segundo a CNN, ventos congelantes derrubaram árvores e linhas de energia. Três pessoas morreram depois que um galho de árvore derrubou uma linha de energia em um veículo. Segundo os bombeiros, um fio de alta tensão eletrocutou as vítimas quando elas tentavam sair do carro.
“Quando os pés dos indivíduos tocaram o chão, e seus corpos estavam tocando o carro, eles se tornaram parte do circuito elétrico ativo que resultou em suas mortes”, disse o Departamento de Bombeiros de Portland à CNN. Mais de 40 mil casas estão sem luz e as aulas estão suspensas desde o início da semana
Entre esta quarta e esta quinta-feira (18), mais de 1,8 mil voos foram cancelados em todo o país. Pelo menos 8 mil partiram com atraso. Nas estradas, o motorista tem que redobrar a atenção com pistas escorregadias.
Lake-effect snow brought ‘near-blizzard’ conditions to western New York yesterday, with approximately two feet of snow on the ground. pic.twitter.com/3aaNCZ8vHz
— AccuWeather (@accuweather) January 18, 2024