DE MÃOS DADAS

Ex-premiê da Holanda e esposa decidem morrer juntos por eutanásia; entenda a legislação

Dries van Agt governou o país entre 1977 e 1982 e vivia com sequelas de um derrame cerebral. A esposa, Eugenie, optou por morrer ao lado do marido

O ex-primeiro-ministro da Holanda Dries van Agte e sua esposa Eugenie van Agt-Krekelberg optaram por uma eutanásia dupla.
Ex-premiê da Holanda e esposa decidem morrer juntos por eutanásia – Créditos: Divulgação/The Rights Forum

O ex-primeiro-ministro da Holanda Dries van Agte e sua esposa Eugenie van Agt-Krekelberg optaram por uma eutanásia dupla. O casal morreu de mãos dadas em um hospital de Nijmegen, no leste do país. Ambos tinham 93 anos.

Publicidade

Segundo Gerard Jonkman, diretor do The Rights Forum (entidade de direitos humanos criada por Dries), o casal estava muito doente. Eles “não podiam viver um sem o outro”, disse à emissora NOS. 

O ex-premiê, que governou a Holanda entre 1977 e 1982, não tinha se recuperado totalmente de uma hemorragia cerebral, sofrida em 2019. A esposa, então, optou por não viver sem o marido.

Ele continuou a lidar com a questão da Palestina, mas estava frustrado porque a sua criatividade, concentração e capacidade de proferir discursos apaixonados tinham sido afetadas. Gradualmente, ele se retirou da vista do público, plenamente consciente de que havia entrado na fase final de sua vida“, informou a organização The Rights Forum.

A entidade ainda afirmou que “Van Agt era uma personalidade envolvente e marcante, que usava um idioma caracteristicamente florido e um tanto arcaico. Ele estava interessado em tudo e em todos. Normalmente, ele se lembrava dos nomes das pessoas que trabalharam para ele há muito tempo. Para nós, Van Agt foi um amigo e uma inspiração“.

Publicidade

Como funciona a eutanásia na Holanda?

Desde 2002, a eutanásia é legal na Holanda. Porém, ela só pode ser aplicada com as condições de que a pessoa esteja em sofrimento, sem perspectiva de alívio e tenha o desejo de morrer, certificado por pelo menos dois médicos.

Outros países europeus como a Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Portugal também permitem a eutanásia.

A Holanda também permite que casais optem pelo procedimento. Desde 2022, o governo já registrou 116 eutanásias duplas.

Publicidade

O interesse pela eutanásia dupla está crescendo, mas ainda é algo raro. É puro acaso que duas pessoas estejam sofrendo insuportavelmente, sem perspectiva de alívio ao mesmo tempo e que ambas desejem a eutanásia“, afirmou o diretor do Expertisecentrum Euthanasie, Elke Swart à Reuters.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.