TRIBUNAL ESPECIAL EM HAIA

Ex-presidente do Kosovo começa a ser julgado por crimes de guerra

Hashim Thaçi é acusado de cometer também crimes contra a humanidade durante a guerra da independência contra as forças sérvias, em 1998.

ex-presidente-kosovo
(Crédito: Reprodução)

Começou hoje (3), em Haia, na Holanda, o  julgamento do ex-presidente do Kosovo Hashim Thaçi, acusado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Estes crimes teriam sido cometidos durante a guerra de independência (1998-1999) contra as forças sérvias.

Publicidade

Publicidade

Quem é o ex-presidente do Kosovo?

Thaçi tem 54 anos e é um ex-guerrilheiro do Exército de Libertação do Kosovo (ELK). Em novembro de 2020, ele  se declarou inocente durante sua primeira audiência no Tribunal Especial para o Kosovo (KSC).

Hashim assumiu a presidência do país em 2016 e renunciou para não ser julgado como presidente, depois de ser acusado pelo KSC, ao lado de outros três suspeitos, de crimes contra a humanidade no Kosovo.

Publicidade

A guerra do Kosovo, entre as forças sérvias e as forças pró-independência albanesa-kosovares, deixou 13.000 mortos. A maioria das vítimas eram albanesas. O conflito acabou quando uma campanha ocidental de ataques aéreos em 1999 forçou a retirada das tropas sérvias, mas as consequências perduram até hoje.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.