Nesta terça-feira (14), o Palácio de Buckingham divulgou o quadro oficial do rei Charles III. A obra de arte foi feita pelo artista Jonathan Yeo, um dos maiores nomes do cenário artístico atual do Reino Unido, e é a primeira que retrata o monarca como rei, desde sua coroação no ano passado.
O quadro ficará exposto em um dos corredores do palácio e representa o rei Charles III em tons de vermelho. Ao seu lado, há uma borboleta que, segundo Yeo, simboliza a evolução que o rei passou nos últimos tempos.
O artista iniciou a pintura quando o monarca ainda ocupava cargo de príncipe. “Tal como a borboleta que pintei pairando sobre o seu ombro, este retrato evoluiu à medida que seu papel na nossa vida pública se transformou”, afirmou Yeo em entrevista ao g1.
A divulgação aconteceu em um evento na manhã da terça-feira, em que o próprio rei apresentou a obra. A cerimônia, que aconteceu em Londres, marca o período de retorno do rei Charles III às atividades públicas, após alguns meses afastados para tratar um câncer, diagnosticado no início do ano.
Confira momentos do evento:
More from today’s portrait unveiling at Buckingham Palace including King Charles explaining how he saw monarch butterflies in the wield and believes it’s lucky if one lands on your shoulder. Queen Camilla’s daughter, Laura Lopes, and son-in-law Harry were also there. pic.twitter.com/oPFyAg39NM
— Rebecca English (@RE_DailyMail) May 14, 2024
Rei Charles III volta às atividades públicas
No final de abril, o rei Charles III retomou sua agenda de compromissos públicos, que havia sido interrompida por cerca de dois meses devido ao tratamento ao qual ainda está sendo submetido.
Desde o início de fevereiro, o monarca vinha mantendo apenas encontros privados e despachos oficiais, após o Palácio de Buckingham anunciar que médicos haviam detectado um tipo de câncer – ainda não divulgado – no rei, após ele passar por uma cirurgia de próstata.
Os profissionais afirmaram ter encorajado sua retomada à agenda pública após observarem “progresso” em seu tratamento. O Palácio ainda não tem informações sobre a duração total do tratamento do monarca.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini