MACRON X LE PEN

Franceses vão às urnas em eleição presidencial

Projeções mostram que Emmanuel Macron tem 25% dos votos no primeiro turno, e Marine Le Pen, 24%.

frança-eleicoes-macron
Emmanuel Macron, presidente da França (Créditos: Jack Taylor/Getty Images)

Neste domingo (10) os franceses vão às urnas para escolher o próximo presidente.  Apesar das pesquisas ainda favorecerem Emmanuel Macron, do partido República em Marcha, elas lhe dão uma vantagem muito menor do que quando foi eleito em 2017. Agora, ele tem pela frente Marine Le Pen. Ela é candidata da extrema-direita e representante do Reagrupamento Nacional.

Publicidade

No dia 7 de abril, Macron tinha 26,5% das intenções de voto contra 24% de Le Pen —configurando um empate técnico. No dia 6, os percentuais eram de 27% e 23,5%. O terceiro colocado é o candidato da extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa), com 17,5% dos votos. As informações são do Instituto Ifop.

De acordo com especialistas ouvidos pela CNN, uma vitória de Macron pode significar continuidade em políticas atualmente vigentes na França. Já uma vitória de Le Pen anunciaria mudanças em política externa, relação com a União Europeia, finanças públicas e atração de investidores estrangeiros.

Segundo a agência de notícias Reuters, há uma sensação de desconforto entre os apoiadores do centrista Macron.

A agência ouviu pessoas que trabalham na campanha, e elas afirmaram, sob condição de não terem seus nomes revelados, que o atual presidente precisa ampliar sua base antes mesmo do primeiro turno, porque se ele não for o mais bem colocado, sua adversária vai entrar na segunda fase da campanha em alta (serão apenas duas semanas entre as duas votações). As informações são do site G1.

Publicidade

Na França, o voto não é obrigatório e é feito com cédulas de papel, de maneira direta e secreta. Cada francês comparece à zona eleitoral estipulada e, após escolher a cédula do candidato escolhido, se dirige à cabine de votação para colocar a cédula em um envelope, que é, por fim, depositado em uma urna.