Um vídeo divulgado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) mostra uma nova face dos ataques terroristas do Hamas a partir da fronteira oriental de Gaza.
O vídeo contém imagens de um grupo de extremistas do Hamas, no extremo-leste de Gaza, a alguns minutos do amanhecer de 7 de outubro. Os integrantes aguardam em uma caminhonete branca. Eles se certificam de que suas câmeras corporais estão ligadas e suas armas, prontas.
Ver essa foto no Instagram
Uma explosão à distância parece ser o sinal para se mover. Enquanto correm para a fronteira, os homens gritam “Allahu Akbar”, uma frase que significa “Deus é grande” em árabe.
Após três minutos de condução, o grupo atravessou a primeira barreira fronteiriça que separa Gaza de Israel. A cerca é destruída, o que deixa uma grande abertura por onde eles passam. É difícil saber se é por causa da explosão ouvida momentos antes.
O vídeo dos ataques do Hamas vem da câmera corporal de um dos participantes do grupo. As FDI alegam ter divulgado o vídeo para mostrar a realidade do que aconteceu em 7 de outubro, um dia que as autoridades israelenses compararam ao 11 de setembro, quando cerca de 1.200 pessoas foram mortas e mais de 200 outras feitas reféns pelo grupo radical islâmico.
Esse registro marca a primeira vez que as FDI divulgam publicamente imagens dos túneis do Hamas em Gaza, que teriam sido usados nos atos.
Em seguida, os homens no subsolo apontam a lanterna para um poço vertical profundo, onde há uma escada. Há inscrições em tinta spray vermelha nas paredes de concreto. Uma placa diz: “O que está oculto é muito pior”. A gravação tem 100 minutos ininterruptos, começa antes do ataque e segue até a filmagem ser interrompida.