
O ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera, morreu nesta segunda-feira (6) ao ser baleado dentro de seu gabinete, informou o porta-voz da presidência, Homero Figueroa.
“As informações que temos até agora indicam que, na manhã de hoje [segunda-feira], o ministro de Meio Ambiente perdeu a vida ao ser atacado em seu gabinete com uma arma de fogo”, disse Figueroa. “Miguel Cruz, a pessoa identificada como autora do disparo, era um amigo pessoal do falecido ministro. O responsável se encontra sob custódia da polícia nacional e do Ministério Público”, acrescentou. “Os motivos do ocorrido estão sendo investigados”.
Jorge Mera era filho do ex-presidente Salvador Jorge Blanco (1982-1986) e estava à frente do ministério desde agosto de 2020.

Segundo os funcionários da pasta, que falaram com a AFP sob anonimato, Miguel Cruz entrou em uma reunião que o ministro mantinha semanalmente com seus secretários e abriu fogo. Por ser um amigo próximo da vítima, Cruz não teve problemas para entrar na sede do ministério em Santo Domingo.
A polícia não quis comentar o ocorrido. A equipe da AFP presente no local viu um grupo fortemente armado da unidade de elite da polícia entrar no ministério. “Estamos consternados com a situação apresentada na manhã deste segunda-feira no Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais”, informou a pasta mais cedo no Twitter. Após o incidente, o prédio foi esvaziado pelas autoridades.
🇩🇴 AGORA: Ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera é executado dentro do próprio gabinete. Informação foi divulgada pela Agência EFE.
Autoridades já chegaram ao edifício e vão dar início às investigações. pic.twitter.com/GThKhJNyEP
— Eixo Político (@eixopolitico) June 6, 2022
Nota de pesar à Embaixadora da República Dominicana no Brasil
Em nome da Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (ABRAJINTER), prestamos nossa solidariedade à Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Jorge Villeges, pelo brutal falecimento de seu marido Orlando Jorge Mera, nesta segunda-feira, após ser baleado em seu escritório, em Santo Domingo.
Orlando Jorge Mera era Ministro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais, membro fundador do Partido Revolucionário Moderno (PRM), filho do ex-Presidente dominicano Jorge Blanco e um combatente dedicado, de maneira ímpar, à proteção ambiental e à construção política da República Dominicana.
Transmitimos nossas condolências a todos os familiares, amigos, colegas, dominicanos e, principalmente, à Embaixadora Patrícia Jorge Villeges por este momento de profunda dor.
Respeitosamente, Fabiana Ceyhan, Presidente da ABRAJINTER.
