orlando jorge mera

Homem armado invade gabinete e mata ministro na República Dominicana

Pessoa identificada como autora do disparo era amigo pessoal do ministro.

homem-armado-invade-gabinete-e-mata-ministro-na-republica-dominicana
Ministro Jorge Mera foi assassinado em seu gabinete em Santo Domingo (Crédito: Reprodução/Instagram/Ministério do Meio Ambiente da República Dominicana)

O ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera, morreu nesta segunda-feira (6) ao ser baleado dentro de seu gabinete, informou o porta-voz da presidência, Homero Figueroa.

Publicidade

“As informações que temos até agora indicam que, na manhã de hoje [segunda-feira], o ministro de Meio Ambiente perdeu a vida ao ser atacado em seu gabinete com uma arma de fogo”, disse Figueroa. “Miguel Cruz, a pessoa identificada como autora do disparo, era um amigo pessoal do falecido ministro. O responsável se encontra sob custódia da polícia nacional e do Ministério Público”, acrescentou. “Os motivos do ocorrido estão sendo investigados”.

Jorge Mera era filho do ex-presidente Salvador Jorge Blanco (1982-1986) e estava à frente do ministério desde agosto de 2020.

Homem armado invade gabinete e mata ministro na República Dominicana
Orlando Jorge Mera (Crédito: Reprodução/Abrajinter)

Segundo os funcionários da pasta, que falaram com a AFP sob anonimato, Miguel Cruz entrou em uma reunião que o ministro mantinha semanalmente com seus secretários e abriu fogo. Por ser um amigo próximo da vítima, Cruz não teve problemas para entrar na sede do ministério em Santo Domingo.

A polícia não quis comentar o ocorrido. A equipe da AFP presente no local viu um grupo fortemente armado da unidade de elite da polícia entrar no ministério. “Estamos consternados com a situação apresentada na manhã deste segunda-feira no Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais”, informou a pasta mais cedo no Twitter. Após o incidente, o prédio foi esvaziado pelas autoridades.

Publicidade

Nota de pesar à Embaixadora da República Dominicana no Brasil

Em nome da Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (ABRAJINTER), prestamos nossa solidariedade à Embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Jorge Villeges, pelo brutal falecimento de seu marido Orlando Jorge Mera, nesta segunda-feira, após ser baleado em seu escritório, em Santo Domingo.

Orlando Jorge Mera era Ministro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais, membro fundador do Partido Revolucionário Moderno (PRM), filho do ex-Presidente dominicano Jorge Blanco e um combatente dedicado, de maneira ímpar, à proteção ambiental e à construção política da República Dominicana.

Publicidade

Transmitimos nossas condolências a todos os familiares, amigos, colegas, dominicanos e, principalmente, à Embaixadora Patrícia Jorge Villeges por este momento de profunda dor.

Respeitosamente, Fabiana Ceyhan, Presidente da ABRAJINTER.

Homem armado invade gabinete e mata ministro na República Dominicana
Olando Jorge Mera e sua esposa Patrícia Jorge Villeges (Crédito: Reprodução/Abrajinter)

 

Publicidade