No condado não-metropolitano de Oxfordshire, situado no sudeste da Inglaterra, uma equipe de arqueólogos escavou um protótipo de catapulta da Segunda Guerra Mundial que possuía um objetivo curioso.
Segundo repercutiu a BBC, o artefato foi criado para lançar aviões de bombardeio no ar, assim facilitando a decolagem nos casos em que as pistas disponíveis não eram grandes o suficiente para dar o impulso que as aeronaves precisavam.
O projeto bélico, no entanto, acabou sendo abandonado antes mesmo de ser testado em algum avião de guerra. Isso pois foi determinado que o uso da catapulta causaria um desgastamento nos motores dos veículos, assim tornando-a pouco prática.
No lugar da pista de pouso diferenciada, que incluía esse mecanismo de catapulta, foi construída outra em padrões normais para a época.
Mais detalhes
Um detalhe interessante é que o MOLA (Museu de Arqueologia de Londres) desenvolveu um modelo digital 3D desta curiosa catapulta elaborada entre 1938 e 1940.
Uma dos pesquisadores envolvidos na iniciativa, Susan Porter, falou a respeito da simulação em uma declaração divulgada também pela BBC:
“Esta estrutura fascinante nos lembra da rápida experimentação e inovação dos anos entre guerras e da Segunda Guerra Mundial. Crucialmente, registrar a localização e a aparência de cada centímetro significa que a catapulta será preservada para as gerações futuras”, explicou a especialista”.