O influencer chinês, Wang Moufeng, foi encontrado sem vida em sua casa após ter ingerido sete garrafas de uma bebida alcoólica, no dia 16 de maio. Ele morreu doze horas após ter feito uma transmissão ao vivo consumindo o destilado. Ele vivia na cidade de Lianyungang, província de Jiangsu.
Em um aplicativo chinês chamado Douyin, que é semelhante ao Tiktok, ele havia criado um perfil conhecido como “Brother Three Thousand” e participava de desafios na rede social.
Moufeng, de 34 anos, fez uma live bebendo baijiu, um dos destilados mais populares no mundo, após perder um desafio, segundo a imprensa chinesa. Ele consumiu pelo menos sete garrafas da bebida, que possui 60% de álcool.
Cardiologista lista doenças causadas por ingestão de álcool
O médico cardiologista, Marcelo Cantarelli, explicou os perigos da ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas. “O excesso no consumo traz problemas diversos ao nosso organismo, começando pelo cérebro, podendo levar até ao coma. Consequentemente, leva a uma parada cardiorrespiratória”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Cantarelli acrescentou que “a ingestão crônica de álcool em grande quantidade leva a uma dilatatação do órgão e enfraquecimento de seu músculo”. Este processo é o que a medicina denomina como cardiopatia dilatada “que leva à insuficência cardiáca, arritmias cardíacas e aumento da pressão arterial”. Ainda segundo ele, a literatura médica relata um aumento de acidentes vasculares hemorrágicos .
Do que é feito o baijiu
Arroz, painço e outros grãos, dependendo da região de onde é produzida, podem servir de matéria-prima para a fabricação do baijiu, uma bebida incolor.
Wang já tinha sido banido da plataforma por ter feito outras transmissões ao vivo em que consumia álcool, o que não é permitido nas regras. Porém, ele criou outras contas e voltou a partir dos desafios.
Na rede social, “Brother Three Thousand” tinha mais de 44 mil seguidores. Um funeral foi realizado neste sábado (20). Após sua morte, muitos usuários começaram a discutir e pedir uma regulamentação mais rigorosa em relação as transmissões ao vivo na China.
A pronúncia correta da bebida no idioma chinês é algo parecido com “baijou”. O destilado é o mais consumido no mundo: somente em 2019, foram ingeridos quase 11 bilhões de litros, segundo a International Wine & Spirit Research (IWSR), que é um provedor global de dados e inteligência de mercado de bebidas alcoólicas.