Silvio Berlusconi, de 85 anos, ex-ministro da Itália, está internado no hospital San Raffaele de Milão desde a última quinta-feira (20). A informação foi divulgada por fontes ligadas ao político neste domingo (23), um dia após o líder do Força Itália (FI) desistir de concorrer à Presidência do país.
A imprensa italiana, na manhã deste domingo (22), começou a dar notícias de que Berlusconi teria ido ao hospital, que sempre é usado para realização dos exames de rotina e internações do ex-premiê.
Segundo informações, sua internação foi o motivo que o levou a desistir de participar de uma reunião da centro-direita, que é realizada tanto de maneira presencial quanto virtual, marcada para o fim da tarde de sábado (21). O anúncio de sua desistência de concorrer à Presidência foi lido por aliados durante o encontro, mas ninguém sabia onde Berlusconi estava.
O ex-ministro, devido a uma doença inflamatória e problemas cardíacos, vem sendo internado com frequência, e chegou a fazer uma cirurgia em 2016. Suas doenças foram agravadas após ele ter contraído a Covid-19 no fim de 2020.
Berlusconi responde a processo por possível corrupção de testemunhas em Milão e Roma ainda por conta do escândalo das festas que ficaram conhecidas como “bunga-bungas”. Como medidas para tentar diminuir suas internações, que causam adiamentos nas audiências, familiares dizem que uma estrutura hospitalar foi montada na mansão Arcore, sua residência.
“???????????????? ❘ O ex-primeiro-ministro italiano Silvio #Berlusconi, 85, anunciou sua renúncia à presidência. #AFP #Itália”
???????????????? ❘ L’ex-Premier ministre italien Silvio #Berlusconi, 85 ans, a annoncé qu’il renonçait à être candidat à la présidence de la République. #AFP #Italy pic.twitter.com/q4KV1hdEBu
— NCA (@NewsCorpAss) January 23, 2022