As inundações em decorrência das fortes chuvas causaram destruição longe de rios ou costas nos Estados Unidos. Isso mostra evidências de uma ameaça climática, onde inundações catastróficas podem ocorrer cada vez mais em qualquer lugar, quase sem aviso prévio.
A tese que em qualquer lugar pode chover, pode alagar, não é nova. Os alagamentos dessa semana em Vermont mostram isso na prática. Entretanto, o aumento das temperaturas piora o problema, ou seja, elas permitem que o ar retenha mais umidade, levando a chuvas mais intensas e repentinas. E as consequências dessa mudança são enormes.
Especialistas ouvidos pelo jornal alertam que os Estados Unidos não estão prontos para essa ameaça.
“Está ficando cada vez mais difícil se adaptar a essas condições em mudança. Está em todo lugar, o tempo todo”, disse ao The New York Times, Rachel Cleetus, diretora de política do programa de clima e energia da Union of Concerned Scientists.
A população reconhece que não é possível competir com as mudanças climáticas, como escreveu Leon Simons, em um rede social, e ainda compartilhou um vídeo de Vermont, uma das áreas atingidas pelas fortes chuvas.
“Hoje me perguntaram por que não aderi ao bloqueio do trânsito para exigir mais ação climática, sabendo o que sei. Eu simplesmente não sinto que poderia competir com isso:”
Today I was asked why I don’t join in blocking traffic to demand more climate action, knowing what I know.
I just don’t feel like I could compete with this:pic.twitter.com/0yDMUp4fGD
— Leon Simons (@LeonSimons8) July 11, 2023
Autoridades
Com as tempestades consideradas históricas, sem precedentes, o presidente Joe Biden decretou estado de emergência federal. O objetivo é acelerar as respostas à população, com repasses de verbas e recursos para a região.
O governador de Vermont, Phil Scott, disse que os alertas de inundações permanecem e que a população deve ter cuidado.
Troopers have been out statewide working as part of the response to the flooding, including the Derby barracks with flooding in the town of Coventry. Be sure to monitor local media and the National Weather Service for updates on the current situation around the state. pic.twitter.com/OK1h68lrJp
— Vermont State Police (@VTStatePolice) July 11, 2023