TENSÃO E CONFLITO?

Irã rejeita apelos da Alemanha, França e Reino Unido para conter tensão no Oriente Médio

Os três países europeus haviam solicitado, em uma declaração conjunta, que o Irã e seus aliados se abstivessem de ataques contra Israel em retaliação ao assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas

Irã rejeita apelos da Alemanha, França e Reino Unido para conter tensão no Oriente Médio
Ali Khamenei é o líder supremo do Irã – Crédito: Getty Images

O governo do Irã rejeitou nesta terça-feira (13) os apelos da Alemanha, França e Reino Unido para arrefecer as tensões com relação a Israel. O Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que falta aos chamados “lógica política” e que eles “contradizem princípios do direito internacional”.

Publicidade

Os três países europeus haviam solicitado, em uma declaração conjunta divulgada na segunda-feira (12), que o Irã e seus aliados se abstivessem de ataques contra Israel em retaliação ao assassinato de Ismail Haniyeh, líder político do grupo palestino Hamas, em Teerã, ocorrido no fim de julho.

Irã e Hamas: aliados

O Irã e aliados, incluindo o Hamas e o grupo xiita Hezbollah, acusam Israel de terem tramado o assassinato de Haniyeh, mesmo que o governo israelense não tenha assumido tampouco negado qualquer responsabilidade. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse apenas que seu país deu “golpes esmagadores” contra os aliados do Irã.

Grupos terroristas e Teerã têm prometido vingança contra Israel e seus aliados. A possibilidade de uma expansão da guerra no Oriente Médio vem causando preocupação e receio entre governos da região e do resto do mundo.

O porta-voz do ministério iraniano, Nasser Kanaani, criticou a declaração dos países europeus, destacando que ignora os “crimes do regime sionista (Israel)” e exige que o Irã não responda a uma violação de sua soberania e integridade territorial.

Publicidade

Posição dos EUA

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse na segunda-feira (12) que os Estados Unidos se preparam para o que podem ser ataques significativos do Irã ou de seus representantes no Oriente Médio “ainda nesta semana”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.