ESCALADA NA TENSÃO

Irã promete vingança pela morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que vingar a morte de Haniyeh é um “dever de Teerã” e que Israel, ao não assumir a responsabilidade pelo ataque, criou condições para uma “punição severa”

Irã promete vingança pela morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas
Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian (à dir.) – Crédito: Reprodução/@XKhamenei_fa

O governo do Irã prometeu se vingar pela morte de Ismail Haniyeh, líder político do Hamas, que foi morto em um ataque aéreo noturno em Teerã, segundo a imprensa iraniana.

Publicidade

O Hamas e seu principal financiador e aliado político-militar, o Irã, acusam Israel de ser responsável pelo ataque.

Irã e a morte de Haniyeh

A morte de Haniyeh, que aconteceu poucas horas após um ataque israelense contra um comandante do grupo Hezbollah no Líbano, aumenta as preocupações de um possível conflito mais amplo no Oriente Médio. O fato pode atrasar os esforços para um cessar-fogo em Gaza, em cujas negociações Haniyeh tinha um papel importante.

Em um pronunciamento televisivo nesta quarta-feira (31/7), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu não citou a morte de Haniyeh, mas afirmou que Israel deu “golpes esmagadores” no Hamas.

“Há ameaças vindas de todas as direções. Estamos preparados para qualquer cenário e permaneceremos unidos e determinados contra qualquer ameaça”, afirmou Netanyahu. Ele ainda acrescentou que “Israel cobrará um alto preço por qualquer agressão de qualquer arena”.

Publicidade

Vingar a morte

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que vingar a morte de Haniyeh é um “dever de Teerã” e que Israel, ao não assumir a responsabilidade pelo ataque, criou condições para uma “punição severa”.

O governo iraniano declarou três dias de luto pela morte de Haniyeh. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que Israel “se arrependerá da morte covarde” do líder do Hamas e disse que o Irã defenderá “sua integridade territorial e dignidade”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.