Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos (EUA), na noite desta quinta-feira (18) e madrugada de sexta-feira (19), citando um oficial dos Estados Unidos. O jornal ‘The New York Times’ disse que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.
Fontes dos EUA confirmaram que Israel realizou um ataque na província de Isfahan, a cerca de 350 quilômetros da capital Teerã. O sistema de defesa iraniano foi ativado e abateu o que seriam três drones israelenses. O alvo não era uma instalação nuclear, ainda segundo a fonte ouvida pena CNN.
Uma televisão estatal iraniana também afirmou que instalações nucleares não foram atingidas. Um radar do Exército pode ser um dos alvos do ataque, e janelas de vários edifícios de escritórios foram quebradas na área, segundo a agência iraniana Fars.
Sistemas de defesa aérea foram ativados na província de Isfahan e derrubaram três drones, segundo a agência estatal iraniana. Uma autoridade do Irã afirmou à Reuters que não houve ataque com mísseis e que as explosões ouvidas foram resultado da ativação da defesa aérea.
Irã afirma que não houve ataque com mísseis
Uma autoridade iraniana confirmou que não houve ataque com mísseis e disse que o sistema de defesa aérea foi ativado. Explosões ouvidas na região, segundo a autoridade, são resultado da ação do sistema de defesa.
“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.
#IranIsraelConflict
Iranian commander declares that Iran has pinpointed all Israeli nuclear facilities and is prepared to respond to any potential attack on Iran as reported by Press TV. pic.twitter.com/NGbkmGMtIq— Gillani Syed (@Syed_GiLLaniG) April 19, 2024