Um ataque coordenado de dois palestinos matou uma pessoa e deixou pelo menos 17 feridas na cidade de Raanana, norte de Tel Aviv, em Israel. Segundo a polícia, eles roubaram dois carros e começaram a atropelar cidadãos. Das 17 feridas, duas estão em estado grave.
“Ambos os suspeitos, moradores de Hebron [cidade da Palestina], que entraram ilegalmente em Israel, estão sob custódia”, afirmou o departamento de polícia responsável no X. Os canais de notícias de Israel os identificaram como Ahmed Zidat, de 25 anos, e Mahmoud Zidad, 44, residentes da cidade de Bani Naim, perto de Hebron.
🇮🇱 2 terroristas foram presos após o ataque na cidade de Ra’anana, em Israel. Vídeo mostra momento em que segundo elemento é capturado.
🇵🇸 Two terrorists arrested after attack in Israel’s Ra’anana city; video captures second man’s capture. https://t.co/kAIkpt1cx2 pic.twitter.com/umqKRAAUN5
— Tarciso Morais (@TarcisoRenova) January 15, 2024
O Centro Médico Meir divulgou um comunicado sobre a vítima fatal do ataque: “Uma mulher ferida que chegou em estado crítico, após ser atropelada, sucumbiu aos seus ferimentos, apesar de nossos esforços para salvá-la”.
Uma familiar dos suspeitos confirmou, à Al Jazeera, que os dois eram parentes e ambos trabalhavam em Israel antes dos ataques do Hamas, em 7 de outubro, quando o governo israelense revogou as permissões de trabalho de todos os palestinos residentes da área oeste.
A repórter Hoda Abdel-Hamid relatou que agora os moradores da cidade de Ahmed e Mahmoud esperam alguma forma de punição de Israel, como a demolição de suas casas, prática comum no oeste da Palestina, ou o isolamento forçado temporário de Bani Naim de toda a região.