Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o sudoeste do Japão nesta quinta-feira (8). Os tremores geraram alertas de tsunami, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O tremor atingiu a província de Miyazaki, na principal ilha ocidental de Kyushu, por volta das 16h43 do horário local. O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, afirmou que, até o momento, não houve sinais imediatos de grandes danos.
Além disso, as usinas nucleares de Ikata e Sendai, nas prefeituras de Ehime e Kagoshima, estão regulares. Ainda assim, o governo do país está verificando a existência de danos e vítimas. As autoridades anunciaram a criação de uma força-tarefa especial voltada para o acompanhamento dos desdobramento.
O epicentro foi perto da costa, e teve uma profundidade de aproximadamente 20 quilômetros. Desta forma, os serviços nos trens de alta velocidade de Shinkansen Kyushu e Nishi Kyushu foram suspensos temporariamente.
Momento do forte terremoto de 7,1 M em Miyazaki, região de Kyushu, Japão 🇯🇵 (08.08.2024)
De acordo com o USGS, o epicentro do terremoto de quinta-feira foi no mar a uma profundidade de 25 km.
Desde então, a região sofreu vários tremores secundários.
As autoridades emitiram um… pic.twitter.com/cH850xwZR7— André GAP 🇧🇷 (@AndreGA_Pe) August 8, 2024
Terremoto gera alerta de tsunami
De acordo com a emissora pública japonesa NHK, o alerta foi emitido diante da expectativa de ondas de até um metro em determinadas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku.
A agência informou que, em Miyazaki, já foram registradas ondas de até 50 centímetros. “Os tsunamis atacarão repetidamente. Por favor, não entrem no mar ou se aproximem da costa até que o alerta seja suspenso“, escreveu a JMA em uma publicação no X.
O Japão é um dos países com mais atividade tectônica do planeta. Isso porque ele está localizado em cima de quatro grandes placas tectônicas, no chamado “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico. Com mais de 125 milhões de habitantes, costuma sofrer cerca de 1,5 mil tremores anualmente.
Siga a gente no Google Notícias