O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião bilateral com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro deve acontecer em São Vicente e Granadinas, palco da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac.
A questão da disputa pelo território de Essequibo, que envolve Venezuela e Guiana, estará na pauta. O presidente brasileiro inicia seu giro diplomático nesta quarta-feira (28).
Antes de se encontrar com o venezuelano, Lula irá à Guiana para participar como convidado da cúpula da Comunidade dos Estados do Caribe, a Caricom. Em Georgetown, o mandatário brasileiro se encontrará com Irfaan Ali.
A reunião de Lula e Maduro deve acontecer no mesmo dia da cúpula da Celac, 1º de março, em meio a críticas ao presidente venezuelano por ações que põem em risco o Acordo de Barbados, que prevê eleições transparentes na Venezuela em 2024.
Na semana passada, ao menos 12 funcionários de um escritório local do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) deixaram a Venezuela, depois que o governo determinou sua saída.
Quando esteve em visita à Etiópia, Lula foi perguntado sobre a medida. O presidente respondeu aos jornalistas que não tinha “as informações do que está acontecendo na Venezuela, [sobre] a briga da Venezuela com a ONU”.
Além da postura de tentar mediar o conflito, o Brasil também busca ampliar o diálogo com o país vizinho. A descoberta de petróleo transformou a Guiana em um dos países com uma das maiores taxas de crescimento na América do Sul.
Bom dia!
Essa semana o presidente Lula participa de dois compromissos internacionais. 🇧🇷🌎– Cúpula da Caricom, na Guiana,
– Cúpula da CELAC, em São Vicente e Granadinas.📲Acompanhe a cobertura pelas redes do @govbr.
Saiba mais: https://t.co/21rWppyKut
— SecomVc (@secomvc) February 26, 2024