INTEGRAÇÃO REGIONAL

Lula viaja à Guiana acompanhado de ministros para cúpula caribenha

O mandatário brasileiro também terá uma reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e, depois, participará do encontro trilateral com Irfaan Ali e o presidente do Suriname, Chan Santokhi

Lula viaja à Guiana acompanhado de ministros para cúpula caribenha
Lula vai discursar no encerramento da cúpula do Caribe – Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quarta-feira (28) em Georgetown, capital da Guiana, para participar da cúpula dos chefes de governo da Comunidade do Caribe.

Publicidade

A viagem faz parte da agenda de retomada do movimento de integração regional na América do Sul, uma das prioridades do presidente.

A comitiva brasileira é formada pelos ministros: Simone Tebet, do Planejamento; Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; Renan Filho, dos Transportes; e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional.

Lula foi convidado pelo presidente Mohamed Irfaan Ali para discursar no encerramento da cúpula. O evento trata de temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional – temas importantes para o Caribe, que importa a maior parte dos alimentos que consome.

O convite de Ali foi feito no início de dezembro durante uma ligação telefônica, poucos dias depois de os venezuelanos votarem um referendo a favor da anexação de Essequibo, área rica em petróleo que corresponde a dois terços do território da Guiana.

Publicidade

O discurso de Lula está previsto para acontecer às 15h (horário de Brasília). O presidente deve defender a integração regional e reforçar as bandeiras levantadas pela presidência brasileira do G20, que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana.

Após o evento, Lula terá uma reunião bilateral com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e, depois, participará do encontro trilateral com Irfaan Ali e o presidente do Suriname, Chan Santokhi.

Lula encerra sua visita à vizinha Guiana na manhã de quinta-feira (29). Ele tem reunião bilateral marcada com Ali, às 10h, em um espaço que será inaugurado em sua homenagem no Centro de Convenções Arthur Chung e levará o nome de “Sala Lula”.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.