Nicolás Maduro venceu as eleições na Venezuela para um terceiro mandato de seis anos, segundo declarou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). O Brasil quer aguardar a manifestação da oposição e de observadores internacionais do processo eleitoral antes de se posicionar de modo oficial.
A expectativa é que uma manifestação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocorra ao longo desta segunda-feira (29), de acordo com fontes diplomáticas consultadas pela Rede CNN.
Maduro vence com 51,% dos votos
Ainda de acordo com o CNE, o presidente Maduro conseguiu apoio de 51,2% dos eleitores que compareceram às urnas, ou seja, 5.150.092 votos. O órgão eleitoral é alinhado ao Executvo venezuelano. O principal adversário na disputa, Edmundo González, teve 44,2%; em números absolutos 4.445.978 de eleitores votaram na candidatura oposicionista. Maduro ficará no poder até 2031.
Brasil envia observador
O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, está desde a última sexta-feira (26) no país vizinho para acompanhar o processo eleitoral.
Antes da divulgação do resultado pelo CNE, Amorim elogiou a “participação expressiva” dos eleitores e reforçou a expectativa do governo brasileiro para que os candidatos à Presidência da Venezuela respeitem o resultado das urnas.
“É motivo de satisfação que a jornada tenha transcorrido com tranquilidade, sem incidentes de monta. Houve participação expressiva do eleitorado. Estou em contato com diferentes forças políticas e analistas eleitorais, além de membros da equipe de observadores do Centro Carter e do Painel de Especialistas da ONU”, disse.
Amorim ainda esclareceu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado ao longo do dia sobre o transcorrer da votação.
#EnVivo 📹 | Mensaje al Pueblo Venezolano luego de la extraordinaria jornada democrática de Elecciones Presidenciales 2024. https://t.co/P3vcR80j86
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) July 29, 2024