Uma boca cheia de larvas: a infestação foi encontrada na cavidade bucal de uma mulher de 40 anos, no Peru, após ela procurar ajuda de profissionais de saúde em razão de uma irritação e dor no local.
Ao chegar ao Hospital Sabogal de EsSalud, em Lima, foi descoberto que ela estava abrigando cerca de 150 larvas em sua boca. A mulher foi diagnosticada com miíase oral, uma doença causada por larvas que se alojam em tecidos mortos de qualquer parte do corpo, segundo divulgado pelo governo peruano, na última terça-feira (21).
O médico Renzo Paredes, cirurgião bucomaxilofacial do hospital, observou que os sintomas começaram a se manifestar após o paciente receber tratamento odontológico em outra unidade de saúde.
Ele explicou que, para o procedimento médico, a paciente foi estabilizada e submetida a um tratamento de limpeza cirúrgica que consiste na remoção das larvas, limpeza do tecido necrótico e fechamento das feridas.
O que é miíase oral?
A miíase oral é um tipo de infecção causada por larvas de moscas, associada a lesões prévias e falta de higiene oral correta, podendo ocorrer com maior frequência em pacientes geriátricos ou com alta dependência psicomotora que propiciam a infestação. Sua distribuição geográfica é variável, mas está associada a climas quentes e úmidos.
Alguns casos de miíase oral são secundários a condições médicas e anatômicas específicas, como: alcoolismo, paralisia cerebral, doença periodontal, sepse oral e incompetência labial, entre outras.
O cirurgião explicou que “foram removidas as larvas que estavam na cavidade bucal devido a uma miíase que geralmente ocorre em outras partes do corpo. Isso acontece quando há tecidos necróticos; ou seja, tecidos mortos que ocorrem em pessoas com mobilidade reduzida, com histórico psicomotor ou psiquiátrico e que não mantêm uma boa higiene”.
🔴🔵#InformamosYOpinamos 🗯🗯 | En diálogo con Exitosa, el cirujano bucal y maxilofacial del Hospital Sabogal de EsSalud, Dr. Hiroshi Concha, habló sobre el caso de una paciente a la que le extrajeron 150 gusanos de su boca en el Hospital Sabogal. Indicó que la mujer tiene como… pic.twitter.com/i6BjaeXeAO
— Exitosa Noticias (@exitosape) May 22, 2024