O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, disse que a resposta israelense ao ataque do Irã deveria infligir um “preço [de resposta] desproporcional” e “abalar Teerã” para desencorajar o país de possíveis futuras ofensivas.
Ele acrescentou ainda que a resposta de Israel deveria fazer Teerã “lamentar o momento em que sequer pensou em disparar” e ser “feroz, severa e infligir um preço [de resposta] desproporcional”.
Smotrich, que tecnicamente também chefia o Ministério da Defesa de Israel devido a um acordo alcançado nos acordos de coligação, destacou à Rádio do Exército de Israel que a natureza da resposta iria “moldar a posição [de Israel] no Oriente Médio”.
Resposta de Israel “deve abalar” Teerã
A resposta, segundo ele, “deveria abalar Teerã, para que todos lá percebam que não deveriam mexer conosco”, acrescentando que “esta é a língua falada no Oriente Médio”.
O ministro, que lidera o partido de extrema direita Sionismo Religioso, também ressaltou quo governo israelense deve manter seus laços estratégicos com os Estados Unidos e outros parceiros, mas deve evitar que se encontre em um “abraço de urso, que irá limitar e nos tornar incapazes”.
Smotrich não integra o gabinete de guerra do governo de Israel, órgão que o gabinete de segurança autorizou a decidir como responder ao ataque iraniano, realizado no dia 13.
Na medida em que as tensões no Oriente Médio se intensificam, vários líderes mundiais apelaram por moderação e bom senso enquanto Israel avalia a dimensão e o alcance da sua resposta ao Irã.
אני מודה לראש המנהל האזרחי היוצא תא”ל פארס עטילה על למעלה מ- 30 שנים של שירות בצה”ל. אני מברך את ראש המנהל האזרחי הנכנס, תא”ל הישאם איברהים, לוחם נחוש ואמיץ בשדה הקרב עד לא מזמן, ומאחל לנו עבודה משותפת, באותה הנחישות, למען קידום ההתיישבות ביהודה ושומרון ולמען המתיישבים. pic.twitter.com/9gypOOYpl6
— בצלאל סמוטריץ’ (@bezalelsm) April 17, 2024