Três mísseis de cruzeiro foram derrubados pela defesa antiaérea da Ucrânia, na noite de quarta-feira (6), segundo um anúncio do secretário da Câmara Municipal de Zaporizhzhia, Anatoly Kurtev.
De acordo com a CNN, foi ouvida uma aeronave e uma forte explosão por volta das 23 horas de quarta-feira (6), horário local. A saída de civis da cidade de Zaporizhzhia, tem aumentado depois que a usina nuclear foi capturada por russos. A cidade estava sendo usada como rota de fuga.
Nessa terça-feira (6), o presidente Volodymyr Zelensky, durante sua fala aos membros do Conselho de Segurança, fez um apelo pela busca efetiva da paz no país. O secretário da ONU, Antonio Guterres também afirmou na reunião que a guerra na Ucrânia precisa parar agora.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
Guerra na Ucrânia danificou segurança da Europa. As repercussões econômicas já são vistas longe do campo de batalha. Quanto mais a guerra continuar, maior o risco de enfraquecer instituições e mecanismos globais dedicados a preservar a paz e a segurança. @DicarloRosemary
— ONU News Português (@ONUNews) April 5, 2022