ativista russo

Morte de Alexei Navalny repercute no mundo político internacional

Principais líderes ocidentais apontam o envolvimento de Vladimir Putin no óbito de seu maior opositor

O ativista russo Alexei Navalny, principal opositor do governo de Vladimir Putin, foi encontrado morto, nesta sexta-feira (16), em sua cela na prisão siberiana IK-3. Segundo relatos oficiais, Navalny se sentiu mal e desmaiou ao voltar de uma caminhada.
O ativista estava preso no presídio IK3, na Sibéria – Créditos: Getty Images

O ativista russo Alexei Navalny, principal opositor do governo de Vladimir Putin, foi encontrado morto, nesta sexta-feira (16), em sua cela na prisão siberiana IK-3. Segundo relatos oficiais, Navalny se sentiu mal e desmaiou ao voltar de uma caminhada.

Publicidade

A natureza súbita e falta de detalhes sobre o caso abrem espaço para especulações, principalmente sobre o envolvimento do presidente russo no óbito de um de seus maiores inimigos. Autoridades ocidentais revelaram seus olhares sobre o caso.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, culpou, com todas as letras, Putin pela morte de Navalny. “Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny”, disse, em pronunciamento. Biden ressaltou o histórico político do ativista, afirmando que ele “sabia a causa pela qual viveu e morreu”. O presidente norte-americano ainda aproveitou o espaço para solicitar aos legisladores dos EUA a liberação de recursos para auxiliar a Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Publicidade

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, também manifestou-se e destacou a “obsessão” da Rússia com Navalny. “Em primeiro lugar, se estas notícias forem verdadeiras, prestamos as nossas condolências para a sua esposa e família. Além disso, a sua morte em uma prisão russa e a obsessão e o medo de apenas um homem realçam a fraqueza e a podridão no coração do sistema que Putin construiu”. Blinken concluiu: “A Rússia é responsável por isso”.

A esposa do ativista, Yulia Navalnaya, disse que não acredita completamente na morte de Alexei. “Não podemos confiar em Putin e no seu governo. Eles sempre mentem”. Porém, afirmou que se for verdade, ela pede a responsabilização de Putin e todos os envolvidos “pelo que fizeram ao nosso país, à minha família, ao meu marido”.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, também desconfia da Rússia. “Ainda não há confirmação final, mas partimos do fato de que é altamente provável que Navalny tenha morrido em uma prisão russa. Isso é muito deprimente para nós”. Navalny recebeu tratamento de um coma, supostamente induzido por envenenamento, na Alemanha.

Publicidade

Publicidade

Para o presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky, Navalny “obviamente foi morto por Putin, como milhares de outros torturados por causa dessa criatura”, e que o russo “não se importa com quem morre, desde que mantenha sua posição”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.